quarta-feira, 8 de março de 2017

SER - sobre o oito de março

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Não porque ela menstrua todos os meses, acorda mais cedo para se maquiar e cuidar de si ou do filho, por andar com salto quinze ou por cuidar da casa, dos filhos e ainda ter uma carreira profissional - isso não é motivo de elogio se ela tiver com quem dividir essas tarefas, mas arcar com tudo sozinha.

Ser mulher vai muito além de ter características e comportamentos vistos como femininos. É além de ser carinhosa e sensível, isso todos nós, seja de qual sexo for, podemos ser. Ser mulher é ser uma pessoa como todas as outras. É ser capaz: de crescer, de conquistar, de lutar cada dia por algo que deseja, de cuidar de quem ama, de cultivar boas relações e suportar os problemas. Existem dores piores que uma cólica mensal. É ser dona de si  - o que cada pessoa é, seja ela do sexo masculino ou feminino. É ter a capacidade de decisão na sua vida, do corte de cabelo à escolha de ter ou não filho.

Ser mulher não é ser apenas o biológico. Somos evoluídos o suficiente para não viver em torno do nosso lado animal. Então, não é ter seios ou menstruar. Não é - somente - ter curvas. É SER. Ser como qualquer outro ser humano. 8 de março existe para se lembrar que as diferenças biológicas não são determinantes nas nossas relações, que somos mais que isso. Esse dia existe para nos lembrar que somos todas e todos capazes e, por isso, iguais. Hoje celebramos a busca pela igualdade. Não queremos ser superiores a ninguém, não queremos inverter a situação e dominar. Só queremos o que é justo: que sejamos vistas como todos os demais.

DSC02612 IMG_20151217_182613

Então, por favor, parem de comemorar esse dia nos parabenizando por coisas supérfluas como a maquiagem que usamos ou nosso ciclo menstrual. Não é por isso que esse dia existe. Ela pode não usar salto alto, pode ter um problema e não menstruar, pode não ser tão vaidosa. Mas é tão humana quanto todas as demais. É tão mulher quanta todas as demais. Somos mais que os rótulos que utilizam para nos definir.

Nós somos capazes. Sejamos nós as responsáveis por nós mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário