quarta-feira, 15 de julho de 2015

Olhos de ressaca

Livro: Dom Casmurro | Autor: Machado de Assis

Pelo que se sabe por alto sobre a história, é que Betinho acredita que Capitu o traiu. E que isso não é respondido no livro. E eis a grande questão.

Dom Casmurro conta o romance de Bento Santiago, o Bentinho, e Capitolina, mais conhecida como Capitu. Relata a relação deles desde a infância até um determinado momento de suas vidas. A mãe de Bentinho fez uma promessa de dar um sacerdote à Deus caso seu segundo filho nascesse. Juntamente à isso, José Dias, o agregado, suspeita de Bentinho e Capitu. Assim começa o tormento primeiro de Bento, enquanto ainda jovem, com seus quinze anos, tanto por parte da denúncia de José Dias, quanto por ele ir para o seminário, o que não deseja.

Bentinho vai para o seminário, com uma promessa entre ele e Capitu: que hão de casar somente um com o outro; e, felizmente, o mesmo consegue se livrar da promessa da mãe: era dar um sacerdote, que não necessariamente precisaria ser Bentinho, mas qualquer outro. Assim, faz-se feliz a ele, a Capitu, a própria mãe, e aos próximos como José Dias e seu grande amigo Escobar.
Durante todo o livro há momentos em que ele desconfia da Capitolina. Porém, o tão comentado ciúme só vem pelas últimas páginas.

Minhas considerações:
O próprio Bentinho acha que existe algo entre ele e a esposa de Escobar. Ele afirma que seu filho, Ezequiel, não é seu mas sim de Escobar devido à enorme semelhança. Mas no início do livro comenta-se a semelhança de Capitu com a mãe da esposa de Escobar, a Sancha, e não há relação de traição para terem sido parecidas. Primeiramente achei ser alucinação de sua cabeça. Mas depois de, no próprio livro, ele relembrar a semelhança da mãe de Sancha e Capitu, ficou meio perdido se foi mesmo traição ou não. Mas, a propósito, não me pareceu ser.

PS.: A série que a Globo fez inspirada nessa obra literária possui uma incrível música da banda Beirut chamada Elephant Gun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário