domingo, 5 de julho de 2015

Metamorfoseando

Livro: A Metamorfose | Autor: Franz Kafka

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado numa espécie monstruosa de inseto."


Assim começa o primeiro capítulo de A Metamorfose, livro tão aclamado do Franz Kafka. Gregor Samsa acorda certo dia em forma de um monstruoso inseto. Aprisionado em um corpo que não era o seu, com limitações e dúvidas do que havia acontecido. Tal fato muda toda a dinâmica da família pois seu pai, já aposentado e com dificuldade de se locomover precisa recomeçar a trabalhar e sua irmã também, juntamente da mãe. E, admito, até pouco tempo após terminar a leitura não sabia qual era o motivo pelo qual a história tinha tanto reconhecimento até que me deparei com a sinopse da edição (a comemorativa de 100 anos da publicação original): "Sua obra literária [se refere à Kafka] é marcada essencialmente por romances e contos e que destacam o homem angustiado, obrigado a levar uma vida aprisionada: o homem desesperado em relação à própria existência." É o relato de um aprisionamento metafórico que o força a sair dos seus costumes e sentir como é estar apenas ligado a si mesmo, não a um corpo, não ao seu trabalho. Ligado à algo novo que nem ele sabe o que é, sendo forçado a sair da sua rotina ocupada focada no sustento da família e no futuro da sua irmã.


A forma como os membros da família lidam com o acontecido é diferente e não sei dizer se é assustador ou como era de se esperar. A irmã continua o considerando como irmão e é quem cuida dele. A mãe fica a beira de um ataque de nervos (e uma hora tem um) e o pai passa a impressão de não ter mais filho, principalmente quando consegue trabalhar e é como se não precisasse mais do sustento do filho, então ali ele havia morrido pra ele. Após um tempo é como se ele deixasse de existir. Desde o início Gregor, já metamorfoseado, é tratado com espanto e escondido, trancafiado.

Podemos analisar, ainda, a forma como uma mudança pode trazer consequências. No caso Gregor se transforma em um inseto monstruoso, mas se colocarmos outras mudanças que ocorrem ao longo da vida, como se a pessoa saísse do seu aprisionamento. O metamorfose pode ser vista tanto como um aprisionamento em que ele se coloca ao se transformar quanto uma libertação quando isso acontece.

Há no youtube uma adaptação que, a propósito, deixa muito estranha a representação do Gregor, que aparece com feições humanas e sem sequer uma crosta em suas costas. Por isso, algumas imagens definem melhor o ambiente (que, nelas, é mais estranho do que imaginei):



Eis a questão: quando Gregor morre na história? Pra quem já leu, eu especifiquei três momentos possíveis de ter sido a morte dele: quando se transforma em inseto, quando começa a agir como um, ou após o acontecimento do final do livro?

Falar sobre esse livro ao olhar as imagens é embrulhar o estômago.

Fonte das imagens (na sequência):
1: http://publicamente.org/2015/02/25/a-metamorfose-de-franz-kafka/
2: http://www.posfacio.com.br/2011/07/03/meia-palavra-explica-a-metamorfose/
3: http://www.laparola.com.br/a-metamorfose-de-franz-kafka-a-realidade-social-contemporanea

Um comentário: